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6 mitos e verdades do rádio
Há muitas controvérsias sobre o rádio mesmo diante da modernização advinda com a tecnologia. Sobre o rádio, mitos e verdades são ditas, mesmo sendo ele um dos veículos de comunicação mais antigos e eficientes. Separamos 6 mitos e verdade do rádio para você!
Uma coisa que podemos adiantar, por exemplo, é que se a tecnologia alavancou os meios tradicionais de comunicação, podemos perceber que a facilidade para mensuração dos resultados aumentou. Além disso, nos possibilitou ouvir o rádio de diversas maneiras.
Outro fato importante dessa transformação digital do rádio é que, antes de mais nada, ele não deixou de ser um influenciador com grande potencial de alcance. Entenda melhor sobre essas e outras afirmações no artigo abaixo. Boa leitura!
Conheça alguns mitos e verdades do rádio
1. O rádio não é mensurável! Mito.
Um dos maiores mitos que podemos ter é dizer que o rádio não é mensurável. De acordo com os dados estatísticos, podemos citar a audiência do rádio como um indicador que mostra a aderência do público a esse veículo tão difundido.
Saiba como mensurar os seus resultados no rádio
Existem outros indicadores para medir o desempenho no rádio e que vão te ajudar na hora de tomar decisões na sua empresa. Além disso, o alcance da transmissão é um dos “termômetros” do público atingido com a sua comunicação.
Outra forma de medir o resultado de qualquer ação no rádio é o índice de engajamento nos programas ao vivo. Isso demonstra o grau de interação, ou não, do público. Se for baixa, pode indicar sobre a qualidade do conteúdo.
2. As rádios são influenciadoras digitais! Verdade.
O potencial de influenciar e mudar a opinião pública pode ser visto nas rádios. Afinal, elas estão na rotina de muitas pessoas. Em casa, no trabalho, no carro e em tantos momentos, o rádio sempre foi e continua sendo um grande companheiro de muita gente.
Entenda os números dos perfis das rádios no Instagram
Um dos aspectos que mais demonstram o envolvimento do público com as rádios é o número de seguidores nos perfis das redes sociais. No início deste ano, a Rádio Nacional lançou perfil no Instagram, visando maior interação com o público.
A Rádio Nacional integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo a EBC, essa estratégia tem como objetivo fortalecer a presença digital da emissora. As rádios Cidade e Alô! FM, do Grupo Libertempo, também estão presentes nas redes sociais.
3. Ninguém mais ouve rádio. Mito.
Isso é o que algumas pessoas falam, mas sem fundamentos. Aliás, pesquisadores afirmam que o contexto da pandemia aumentou o consumo do rádio no âmbito residencial. Isto é, o consumo também se deu em função do isolamento social e do trabalho em home office.
Conheça a pesquisa com resultados do meio mostrando quem escuta rádio
Na realidade, pesquisas recentes mostram que 83% da população brasileira ouvem rádio. É o que aponta o estudo Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, feito em 13 regiões metropolitanas. Esse número é 3% maior do que o registrado na edição do ano passado.
Se de um lado a pesquisa mostrou que com a retomada das atividades presenciais, 30% das pessoas passaram a ouvir rádio no carro, por outro lado, diminuiu o consumo em casa. De 71% no ano passado caiu para 63% das pessoas.
Ainda assim, o número é considerável. O estudo trouxe ainda que cada pessoa ouve, aproximadamente, 3 horas e 58 minutos de rádio por dia.
4. A internet vai acabar com o rádio. Mito.
O acesso à internet ainda não chegou a todo canto do mundo, mas sabemos que a internet possibilitou aumento do consumo do rádio via computador e smartphone. Dessa forma, passou a existir mais alternativas para ouvir rádios.
Podcasts e streaming estão aí!
Além disso, os podcasts e canais de streaming estão cada vez mais atraindo adeptos. Nas rádios Cidade e Alô! FM você pode gravar programas sob demanda para entrarem durante o dia.
A grande diferença do podcast em relação aos programas tradicionais é que o ouvinte pode acessar a mídia do tema de sua preferência. Ou seja, ele escolhe o tema e ouve quando quiser.
Em suma, é possível dar o play on-line ou fazer o download dos programas para ouvi-los off-line, aonde você estiver e a qualquer hora do dia. Saiba mais e descubra por que o podcast é realmente uma tendência.
5. Só existe uma maneira de se comunicar no rádio. Mito.
O rádio é um dos veículos mais democráticos que existem. Ele permite que você se comunique de diversas maneiras em diferentes formatos.
Saiba tudo que pode ser feito no rádio
Nas rádios, você tem a possibilidade de fazer: spot, testemunhal, programa foguete, pílulas, live marketing e muito mais. Antes de mais nada, defina o formato que melhor atenda à necessidade da sua empresa. Veja como os projetos personalizados podem alavancar seu negócio.
6. É possível criar uma estratégia integrando rádio e redes sociais. Verdade.
As redes sociais transformaram a forma de interação com as rádios. Elas possibilitam maior contato com os ouvintes fiéis. Quem gosta da marca, comenta, compartilha e engaja com os conteúdos na rede social.
Entenda como as redes sociais das rádios são fontes de conteúdo para a audiência
Para manter a audiência e o público ativo nas redes sociais, as rádios passam a usar as interações como fontes para geração de conteúdo.
Algumas maneiras de captar esses conteúdos são através de: pedidos de música, participações em sorteios, posts nos stories mencionando a rádio, entre outras formas. Saiba mais no blog “Por que a audiência na rádio segue expressiva?”.
Liderança na audiência
A Alô! FM e Cidade FM são líderes de audiência matinal e noturna, respectivamente. Vire a chave da comunicação da sua empresa. Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para a sua empresa.