Blog

6 mitos e verdades do rádio

Há muitas controvérsias sobre o rádio mesmo diante da modernização advinda com a tecnologia. Sobre o rádio, mitos e verdades são ditas, mesmo sendo ele um dos veículos de comunicação mais antigos e eficientes. Separamos 6 mitos e verdade do rádio para você!

 

Uma coisa que podemos adiantar, por exemplo, é que se a tecnologia alavancou os meios tradicionais de comunicação, podemos perceber que a facilidade para mensuração dos resultados aumentou. Além disso, nos possibilitou ouvir o rádio de diversas maneiras.

 

Outro fato importante dessa transformação digital do rádio é que, antes de mais nada, ele não deixou de ser um influenciador com grande potencial de alcance. Entenda melhor sobre essas e outras afirmações no artigo abaixo. Boa leitura!

 

Conheça alguns mitos e verdades do rádio

1. O rádio não é mensurável! Mito. 

Um dos maiores mitos que podemos ter é dizer que o rádio não é mensurável. De acordo com os dados estatísticos, podemos citar a audiência do rádio como um indicador que mostra a aderência do público a esse veículo tão difundido. 


Saiba como mensurar os seus resultados no rádio 

Existem outros indicadores para medir o desempenho no rádio e que vão te ajudar na hora de tomar decisões na sua empresa. Além disso, o alcance da transmissão é um dos “termômetros” do público atingido com a sua comunicação. 

 

Outra forma de medir o resultado de qualquer ação no rádio é o índice de engajamento nos programas ao vivo. Isso demonstra o grau de interação, ou não, do público. Se for baixa, pode indicar sobre a qualidade do conteúdo.

 

2. As rádios são influenciadoras digitais! Verdade. 

O potencial de influenciar e mudar a opinião pública pode ser visto nas rádios. Afinal, elas estão na rotina de muitas pessoas. Em casa, no trabalho, no carro e em tantos momentos, o rádio sempre foi e continua sendo um grande companheiro de muita gente.

Entenda os números dos perfis das rádios no Instagram

Um dos aspectos que mais demonstram o envolvimento do público com as rádios é o número de seguidores nos perfis das redes sociais. No início deste ano, a Rádio Nacional lançou perfil no Instagram, visando maior interação com o público. 

 

A Rádio Nacional integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo a EBC, essa  estratégia tem como objetivo fortalecer a presença digital da emissora. As rádios Cidade e Alô! FM, do Grupo Libertempo, também estão presentes nas redes sociais.

 

3. Ninguém mais ouve rádio. Mito. 

Isso é o que algumas pessoas falam, mas sem fundamentos. Aliás, pesquisadores afirmam que o contexto da pandemia aumentou o consumo do rádio no âmbito residencial. Isto é, o consumo também se deu em função do isolamento social e do trabalho em home office

 

Conheça a pesquisa com resultados do meio mostrando quem escuta rádio

Na realidade, pesquisas recentes mostram que 83% da população brasileira ouvem rádio. É o que aponta o estudo Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, feito em 13 regiões metropolitanas. Esse número é 3% maior do que o registrado na edição do ano passado.

 

Se de um lado a pesquisa mostrou que com a retomada das atividades presenciais, 30% das pessoas passaram a ouvir rádio no carro, por outro lado, diminuiu o consumo em casa. De 71% no ano passado caiu para 63% das pessoas. 

 

Ainda assim, o número é considerável. O estudo trouxe ainda que cada pessoa ouve, aproximadamente, 3 horas e 58 minutos de rádio por dia.

 

4. A internet vai acabar com o rádio. Mito. 

O acesso à internet ainda não chegou a todo canto do mundo, mas sabemos que a internet possibilitou aumento do consumo do rádio via computador e smartphone. Dessa forma, passou a existir mais alternativas para ouvir rádios.


Podcasts e streaming estão aí!

Além disso, os podcasts e canais de streaming estão cada vez mais atraindo adeptos. Nas rádios Cidade e Alô! FM você pode gravar programas sob demanda para entrarem durante o dia. 

 

A grande diferença do podcast em relação aos programas tradicionais é que o ouvinte pode acessar a mídia do tema de sua preferência. Ou seja, ele escolhe o tema e ouve quando quiser. 

 

Em suma, é possível dar o play on-line ou fazer o download dos programas para ouvi-los off-line, aonde você estiver e a qualquer hora do dia. Saiba mais e descubra por que o podcast é realmente uma tendência.

 

5. Só existe uma maneira de se comunicar no rádio. Mito. 

O rádio é um dos veículos mais democráticos que existem. Ele permite que você se comunique de diversas maneiras em diferentes formatos. 


Saiba tudo que pode ser feito no rádio

Nas rádios, você tem a possibilidade de fazer: spot, testemunhal, programa foguete, pílulas, live marketing e muito mais. Antes de mais nada, defina o formato que melhor atenda à necessidade da sua empresa. Veja como os projetos personalizados podem alavancar seu negócio.


6. É possível criar uma estratégia integrando rádio e redes sociais. Verdade. 

As redes sociais transformaram a forma de interação com as rádios. Elas possibilitam maior contato com os ouvintes fiéis. Quem gosta da marca, comenta, compartilha e engaja com os conteúdos na rede social.

Entenda como as redes sociais das rádios são fontes de conteúdo para a audiência

Para manter a audiência e o público ativo nas redes sociais, as rádios passam a usar as interações como fontes para geração de conteúdo. 

 

Algumas maneiras de captar esses conteúdos são através de: pedidos de música, participações em sorteios, posts nos stories mencionando a rádio, entre outras formas. Saiba mais no blog “Por que a audiência na rádio segue expressiva?”. 

 

Liderança na audiência

A Alô! FM e Cidade FM são líderes de audiência matinal e noturna, respectivamente. Vire a chave da comunicação da sua empresa. Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para a sua empresa.