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A importância de definir seu orçamento de marketing para 2019

Você já montou o seu orçamento de marketing para 2019? Não? Então é hora de reservar um tempinho para organizar, de forma clara, todas as receitas relacionadas às ações de marketing que serão executadas pelo seu negócio no próximo ano. Com uma visão geral do dinheiro a ser investido, você consegue superar os imprevistos e não exceder o fundo reservado para essa finalidade.

 

Mas cuidado! O orçamento de marketing está longe de ser um número aleatório. Cada um dos gastos deve ser cuidadosamente planejado, de forma que as ações escolhidas façam total sentido para o seu negócio, conversando diretamente com o público. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!

 

 

Vale a pena elaborar um orçamento de marketing?

Não só vale a pena, mas é uma tarefa essencial para quem quer promover a empresa e alcançar grandes resultados. Se você for detalhista, pode incluir o retorno de investimento para cada item proposto. Além disso, o documento pode nortear o seu plano de marketing e servir de base para estratégias futuras.

 

O problema é que poucos empreendedores dão a devida importância ao orçamento. Devido à rotina corrida, com mil e uma atividades, separar um tempo para direcionar as ações de comunicação, muitas vezes, fica de lado. Esse é um grande erro que pode gerar decisões nada eficientes, representando prejuízos para a organização.

 

É importante saber que a tarefa não acaba com a elaboração do orçamento. Ao longo do ano, será necessário comparar as despesas reais com os custos projetados para medir o sucesso do trabalho. Afinal, se os gastos estiverem muito diferentes do previsto, significa que é preciso repensar os números porque eles não condizem com o cenário real, mas são aleatórios. Então, você deve fazer os ajustes necessários para não perder dinheiro e obter sucesso em suas ações.

 

 

Por onde começar?

O primeiro passo é entender bem o seu público. Qual é o perfil dele? Idade, faixa etária, sexo, gostos, mídias preferidas, hábitos, interesses… tudo deve ser listado. Feito isso, é preciso pensar em ações que atinjam esses potenciais consumidores de uma forma atrativa, considerando o perfil deles.

 

Na sequência, liste os objetivos das estratégias, as metas a serem atingidas no próximo ano e as métricas para avaliar tudo isso, com as devidas projeções de gastos. Entenda o impacto de cada proposta nos resultados da organização. Por fim, acompanhe a efetividade das ações propostas — o que pode ser feito considerando a periodicidade mensal, trimestral ou semestral.

 

Uma dica de ouro na hora de alocar a verba é: nunca comprometa todo o orçamento logo de cara. A estratégia eficaz é aquela que define ações por um período inicial e, com o passar do tempo, aplica o restante do dinheiro. Dessa forma, o sucesso de cada ação adotada influenciará a decisão.

 

Como ponto de partida, verifique os números apontados pelo relatório The CMO Survey — Highlights and Insights, que investigou o orçamento de marketing em mais de 2.600 empresas americanas. Segundo os dados, há variação entre os segmentos e também entre o público das organizações — consumidor final ou outras empresas —, mas, em média, o orçamento representa 6,9% das receitas.

 

Outra pesquisa interessante que pode auxiliar no planejamento orçamentário é a realizada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), que divulgou dados sobre os investimentos em mídia realizados por 78 agências com as maiores receitas do Brasil no primeiro semestre de 2018. Os números apontam para a aplicação de R$ 7,67 bilhões em compra de mídia. Ao analisar os resultados, observamos que 61,8% do investimento foi aplicado na TV aberta e, do lado oposto, apenas 0,3% dele foi investido no cinema.

 

 

Já pensou em investir em rádio?

Em meio aos dias agitados, preenchidos com muitos compromissos, o rádio se destaca como um meio de comunicação que acompanha as pessoas. Durante os trajetos, basta conectar a estação favorita e curtir músicas, notícias e spots infalíveis que despertam a vontade de correr para os pontos de venda. Então, não ignore esse recurso na hora de montar o seu orçamento.

 

Além disso, não ignore as possibilidades mais alternativas como sampling, que consiste no envio ou na distribuição de amostras de produtos, na rua ou em um local específico, para cativar os potenciais consumidores da marca. Nesse contexto, o apoio das próprias rádios, que são imediatamente reconhecidas, trazem mais confiabilidade e aceitação.

 

Apostar na mídia on-line, como as plataformas de conteúdo digital, é essencial para a efetividade de suas ações. Vivemos em um mundo conectado, em que oferecer conteúdo de qualidade pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

 

 

Como avaliar a efetividade do orçamento?

Lembre-se: as estratégias devem ser pensadas para garantir que os objetivos sejam atingidos. Elas são a base do orçamento e não podem, nunca, extrapolar o fundo reservado para o marketing. Cada uma delas precisa, ainda, estar vinculada à sua respectiva métrica, a qual permite avaliar o andamento da ação.

 

Quer um exemplo? Imagine que a empresa X deseja aumentar as vendas. Uma das estratégias adotadas é a criação de spots de rádio. Logo, o ticket médio será a métrica.

 

O retorno sobre investimento (ROI) é umas das métricas mais relevantes porque indicará a eficácia do plano de marketing (de forma global). Ela fará o balanço de tudo o que foi gasto com as estratégias de marketing e o que foi arrecadado a partir delas. Isso quer dizer que quanto melhor o ROI, melhor a arrecadação do seu orçamento.

 

Preparado para fazer a diferença com o seu orçamento de marketing para 2019? O Grupo Libertempo pode auxiliá-lo em suas escolhas com ações efetivas que cabem dentro do seu orçamento. Conheça o material “Cases de Sucesso e entenda um pouco mais sobre os nossos serviços.