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Como o live marketing pode interagir com as datas comemorativas?

Sabe como deixar as datas comemorativas muito mais interessantes? Mais que isso, sabe como promover a sua marca e encantar o público? A resposta está nas ações de live marketing. Hoje, preparamos um post especial sobre o assunto. Nele, solucionaremos dúvidas, daremos dicas e mostraremos dados que ressaltam a relevância desse recurso.

 

Mergulhe de cabeça nessa leitura e já marque uma reunião de brainstorming com a sua equipe para planejar a próxima ação! Temos certeza que resultados promissores aguardam por você.

 

Planeje a sua ação com antecedência

Apesar de parecer clichê, não há nada mais verdadeiro que associar o sucesso de uma ação de marketing a um eficiente trabalho de planejamento. Para isso, é preciso analisar o calendário de datas comemorativas ao longo do ano e mapear aquelas que têm tudo a ver com o seu negócio.

 

Após essa definição, é hora de relacionar as datas com a marca por meio de uma ação com grande potencial de encantar o público. Nesse sentido, investir em live marketing garante uma experiência marcante aos participantes, possibilitando que eles relembrem a marca por muito tempo — inclusive na hora de comprar o produto ou contratar o serviço que você oferece. Não se esqueça de conferir o seu orçamento de marketing, beleza?

 

É importante ressaltar que, tratando-se de ações de live marketing, a criatividade não tem limite. Então, procure fugir do comum e criar experiências com potencial de entrar para a história! Jogos, layouts inusitados, brindes personalizados e combinações sensoriais são importantes aliados. Ações de endomarketing voltadas para motivar funcionários também aparecem como possibilidades.

 

O legal é que o trabalho não se restringe ao seu ponto de venda. Vale ir para rua, montar estandes e impactar o seu público onde ele estiver. Ponto importante: a ação pode acontecer antes da data comemorativa, de modo a mostrar que o que você vende é a melhor opção de presente na comemoração. Por isso, o negócio merece ser lembrado. Ah, e contar com uma empresa com expertise na área também é fundamental para o sucesso da ação.

 

Extrapole as datas mais comuns

Além das datas mais comuns, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e Natal, é uma ótima ideia explorar ocasiões não tão visadas pelo comércio. A Páscoa, por exemplo, tem raízes religiosas e nem todas as empresas gostam de seguir por esse caminho. Uma alternativa é usar o Dia do Chocolate (7 de julho) ou o Dia do Cacau (26 de março) para promover os produtos. Por outro lado, os negócios que não trabalham com restrições desse tipo, podem se beneficiar com as três datas.

 

Quer mais exemplos? Vamos lá:

 

  • Dia do Beijo (13 de abril);
  • Dia do Amor (25 de abril);
  • Dia do Amigo (20 de julho);
  • Dia Mundial do Café (14 de abril);
  • Dia Mundial da Gentileza (13 de novembro);
  • Dia Internacional do Brincar (28 de maio).

 

Você também pode criar uma ação que homenageie algum profissional ou que conscientize sobre uma doença. O importante é usar o calendário sem moderação, analisando como o live marketing trará vantagem à sua marca.

 

Confira ações de live marketing que deram certo

Para você se inspirar e começar, agora mesmo, a planejar a sua próxima ação, separamos algumas iniciativas que deram supercerto. A primeira delas foi criada para promover o Sabin Sinai de uma forma única: valorizando a gentileza. A ação Gentileza encantou, mostrando como é uma delícia ajudar o próximo! Para isso, um idoso em ponto central da cidade estava carregando uma pesada bolsa. Quem mostrou sensibilidade e empatia, foi recompensado com uma inusitada surpresa. Muito legal, não é mesmo?

 

Sucesso absoluto entre os amantes de cozinha de raiz do Brasil, o Comida di Buteco é o maior concurso do gênero, abrangendo 21 cidades em vários estados. Em Juiz de Fora, a patrocinadora do evento, a Suprema, aproveitou uma das edições passadas para levar interatividade ao público por meio de um quiz nos 20 bares participantes da cidade. Mais de 800 pessoas se divertiram e receberam informações sobre a Suprema de forma espontânea. Uma grande chance de aproveitar um evento que faz parte do calendário local.

 

Clique aqui e conheça o projeto de live marketing do Comida di Buteco!

 

Outro exemplo foi a ação do Santa Cruz Shopping em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O impacto aconteceu no meio de uma das galerias do espaço. Foi preparado um cantinho de descanso, uma pausa, um momento de relaxamento para todas as mulheres que passassem ali e quisessem desacelerar a rotina, com direto à massagem. Tudo isso para proporcionar uma agradável homenagem.

 

O projeto Conectados pelo Bem-estar é, também, uma oportunidade perfeita de a sua marca fazer a diferença. Confira aqui!

 

Curtiu? Como você viu ao longo do texto, as ações de live marketing interagem muito bem com as datas comemorativas. Essa combinação pode fazer toda a diferença na forma como você é percebido pelo público. Use o recurso e encante, criando um relacionamento forte e amistoso com consumidores e potenciais clientes!

 

Para ajudar você nesse caminho, preparamos um calendário especial com algumas datas comemorativas que podem casar muito bem com ações de live marketing. Faça o download do seu aqui!