Blog

Comunicação digital: resultados ao seu alcance

Conheça as características da comunicação digital para atrair seus clientes

A comunicação digital, ou o marketing digital, é essencial para a visibilidade das marcas. Assim, os esforços tradicionais de comunicação off-line devem ser somados às estratégias on-line de forma sincronizada. Esse é o caminho dos maiores players do mercado, e pode ser seguido por empresas de todos os portes.

 

De acordo com a última pesquisa do IBGE, o percentual de pessoas que acessam a internet no Brasil atingiu 57,5%. O número leva em consideração a população de 10 anos de idade ou mais. Isso corresponde a mais de 102 milhões de pessoas. Não é à toa que, apenas no último ano, R$ 11,8 bilhões foram investidos em publicidade feita por meio digital.

 

 As características da comunicação digital

Comunicação digital

A comunicação digital tem características próprias que devem ser vistas como benefícios por quem quer aplicar verbas em publicidade. Algumas delas são:

 

Instantaneidade: o retorno do público na internet é instantâneo. Ao investir em campanhas on-line, sua empresa se aproxima dos clientes de forma rápida e tem feedback imediato.

 

Custo: os investimentos em ações digitais podem ser adaptados à realidade das empresas. Muitas vezes, iniciativas baratas têm um retorno extraordinário. Neste meio, mais importante do que apenas investir dinheiro é definir estratégias.

 

Mercado: na internet é possível acompanhar o mercado e antecipar suas tendências pelo monitoramento próximo do público. Você pode visualizar os passos da concorrência e usar isso para melhorar sua posição.

 

Prova social: esse conceito de comunicação digital é definido pela opinião e pelas impressões das pessoas sobre os produtos ou serviços. Quando um internauta faz uma consideração positiva sobre uma marca na internet, ele ajuda na conversão de vendas por persuasão. Um elogio de um usuário pode ser mais importante do que qualquer argumento de venda que você possa vir a utilizar. Para simplificar a assimilação, seria o famoso “boca a boca”, com o alcance amplificado pelo próprio meio.

 

Novos clientes orgânicos: a presença on-line das marcas permite a aproximação de novos clientes de forma orgânica. Isso significa que, com o tempo, quem estiver, por exemplo, presente nas redes sociais, pode conseguir novos consumidores sem, necessariamente, ter que investir nisso.

 

Mensuração de resultados: a comunicação digital apresenta ótimas formas de mensuração. A rastreabilidade das ações no ambiente on-line faz com que os direcionamentos de verba sejam mais direcionados e assertivos em relação a outros meios.

 

As possibilidades da publicidade com a comunicação digital são quase infinitas, mas é necessário que ela seja acompanhada por mídias tradicionais e outros pontos de contato com o público, como ações no ponto de venda.