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Conheça as tendências de experiência do cliente em 2019

A empresa que deseja despertar o interesse das pessoas tem que inovar. Os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, costumam ignorar o que não é original. Mais que atrair, é preciso encantar.

 

Nesse sentido, separamos para você as principais tendências de experiência do cliente em 2019 para que não erre em sua próxima ação de marketing. Boa leitura e sucesso nos negócios!

 

Inteligência artificial

 

A tecnologia surgiu para facilitar a nossa vida. A cada dia, surgem mais e mais alternativas que prometem descomplicar processos em todas as áreas. Quando falamos em experiência do cliente, o cenário não muda. Em eventos, por exemplo, a expectativa é que os credenciamentos aconteçam com QR Codes e reconhecimento facial ainda em 2019.

 

Quer saber mais sobre essa tendência? Durante palestras, os apps de perguntas e respostas cumprem bem o papel de prender a atenção dos ouvintes. Sem contar os chatbots, bate-papo mediado por robôs, capazes de responder às perguntas básicas sobre uma ação, mostrar cronogramas e apresentar mapas. A sua empresa está preparada para proporcionar esses modernos recursos ao exigente público da atualidade?

 

Gastronomia e ambientes acolhedores

 

Assim como o peixe, o potencial cliente também é “fisgado” pela boca. Por isso, se o seu ramo é alimentação, aposte em ações em que as pessoas possam degustar o produto. Capriche na apresentação também, de forma que a experiência seja completa, agradável ao paladar, à visão e ao olfato.

 

Ao escolher o local que sediará a sua ação de experiência do cliente, dê atenção aos detalhes. Ambientes acolhedores, capazes de despertar memórias afetivas, nunca deixam de ser tendência. Afinal, todo mundo gosta de se sentir à vontade, receber atenção e alguns brindes. Feito isso, você estará mais próximo de concretizar as vendas.

 

Sustentabilidade

 

Praticar ações sustentáveis, que valorizem a sociedade e o meio ambiente, além de possibilitar a atuação responsável por parte das empresas é muito bem-visto por quem está prestes a realizar uma compra. O tema continuará em voga durante 2019.

 

Que tal aproveitar a oportunidade de unir a sua ação de experiência do cliente com uma iniciativa sustentável? Reaproveitamento de água, uso de energia solar, promoção da reciclagem, inclusão de pontos de coleta de pilhas usadas e óleo de cozinha… Não faltam alternativas. Basta escolher a mais viável a sua proposta.

 

Realidade aumentada

 

Uma das grandes promessas para 2019 é o uso da realidade aumentada. O recurso é uma excelente maneira de provocar experiências diferenciadas ao público com o uso de imagens digitais em ambientes físicos. O jogo Pokemon Go é um dos exemplos de aplicação da tecnologia.

 

Outra vantagem é a possibilidade de uso do recurso no smartphone do público. Já pensou em como os produtos ou serviços de sua empresa ficariam atrativos em ações desse tipo?

 

Design de experiência

 

Com raízes no design thinking e no design de serviços, o objetivo aqui é produzir experiências inesquecíveis. Para isso, é feito um rigoroso trabalho de planejamento e estudo sobre como determinado produto ou serviço poderá provocar sensações únicas no consumidor. Não existe modelo, uma vez que a customização orientada pelo negócio dará as cartas da proposta.

 

Tudo começa com o estudo detalhado do público-alvo de uma ação, o qual servirá de base para que a proposta de valor seja criada. O projeto ainda contempla a jornada do usuário. Ao aplicá-la, as empresas conseguem detalhar um fluxo de experiência em vários pontos. Dessa forma, é impossível não encantar o cliente.

 

Uma ação bem-sucedida que reuniu várias das tendências apresentadas neste post foi a Máquina da Felicidade Coca-Cola. A empresa instalou em um campus uma máquina de refrigerantes nada comum. Em vez de liberar as latinhas tradicionais, os universitários foram surpreendidos com doses de felicidade. Pizza, refrigerante em dobro, sanduíche gigante e flores foram alguns dos exemplos.

 

Gostou das tendências de experiência do cliente em 2019? Leve-as em conta na hora de pensar em sua próxima ação. Se quiser uma ajudinha, conte com a Carambolaz, empresa do Grupo Libertempo focada em marketing de experiência. Ela é responsável por ações marcantes e que podem impulsionar o seu negócio. Fale com um especialista e encontre a solução ideal!