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Descubra por que o podcast é realmente uma tendência
Você sabe o que é podcast? Conhece o motivo pelo qual esse tipo de conteúdo se tornou uma tendência? Não? Então, ao continuar com a gente até o final deste post, as suas dúvidas serão respondidas. Mais que isso, você descobrirá se realmente vale a pena investir nesse tipo de abordagem e como fazer isso de maneira eficiente.
Preparado para encantar o seu público de forma descontraída e atual? Venha com a gente e faça a sua marca bombar!
Afinal, o que é podcast?
O podcast nada mais é que um programa de rádio, no qual o conteúdo é produzido sob demanda. A grande diferença em relação aos programas tradicionais é que, nesse caso, o ouvinte pode acessar a mídia do tema de sua preferência quando quiser. É possível dar o play on-line ou realizar o download dos programas para ouvi-los off-line a qualquer hora e em qualquer lugar.
Empresas podem aproveitar o recurso para criar conteúdos ou mesmo patrocinar materiais existentes. O importante é saber identificar o seu público ouvinte e descobrir que tipo de informação ele consome. Os programas escolhidos ou produzidos devem estabelecer alguma coerência com a sua marca.
Quais dados confirmam que o podcast é uma tendência?
Ao realizar a pesquisa de mercado The podcast consumer 2018, a empresa Edison Research chegou a resultados que comprovam o poder dos podcasts na atualidade. O estudo envolveu entrevistas com dois mil americanos, nas quais foi possível identificar como a população de idade superior a 12 anos usa a mídia no dia a dia. Todas as pessoas entrevistadas compartilharam se a ferramenta de marketing faz ou não parte de suas rotinas.
Para começar, o conhecimento do termo podcast cresceu muito entre a população no prazo de apenas dois anos. Isso porque, em 2016, 22% das pessoas sabiam o que a palavra significava. Já em 2018, esse percentual subiu para 64%. E tem mais! Entre os entrevistados, 26% afirmaram escutar mensalmente esse tipo de mídia.
Como era de se esperar, entre a terceira idade, o acesso é menor, uma vez que 13% das pessoas entrevistadas com mais de 55 anos já tinham escutado o material. Contudo, uma das maiores descobertas do estudo foi relacionada ao perfil dos ouvintes dos podcast: profissionais que trabalham o dia todo.
Nesse sentido, o local escolhido pelos ouvintes apresentou variação:
- 82% em casa;
- 58% no carro;
- 41% em caminhadas;
- 34% no trabalho;
- 29% na academia;
- 28% em transporte público.
Por onde começar?
Agora que você já conhece a importância do podcast e sabe que ele é realmente uma tendência, é hora de definir onde a sua empresa pode produzir ou patrocinar o programa. O primeiro passo é escolher algo que conecte, com um tema coerente, o seu negócio ao seu público. Feito isso, é hora de definir o espaço em que o conteúdo será hospedado.
Grandes rádios em sua região são excelentes oportunidades para o investimento. A Alô! e a Cidade, em Juiz de Fora, contam com um vasto repertório de podcasts, que vão desde moda, passando por culinária e automobilismo. Opções não faltam e, com certeza, alguma delas tem tudo a ver com a sua marca.
Outra possibilidade é utilizar uma plataforma de conteúdo consolidada em sua região, que faça uma apuração profunda de temas diversos. Quer uma sugestão? Ombrelo tem tudo isso e abre espaço para que a sua empresa apareça, aproveitando essa tendência chamada podcast.
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