Blog

Dicas para expandir seu negócio

Se está pensando em expandir seu negócio, este artigo é para você

Para ter sucesso nos negócios é preciso se reinventar constantemente. Neste artigo, levantamos algumas dicas que irão ajudar você a expandir seu negócio e torná-lo mais rentável. São assuntos que permeiam diversos campos da empresa e, por isso, requerem a sua atenção e o seu envolvimento. Mesmo que você tenha uma equipe competente na linha de frente de sua organização, é essencial a participação do dono. Quando falamos de micro e pequenas empresas isso se torna ainda mais importante.

 

Expandir seu negócio, uma missão possível!

Primeiro, vamos tratar de um tema geral: a inovação. Buscar sempre novidades em processos e produtos pode ser uma estratégia perfeita para quem quer manter sua empresa na mente dos consumidores e atrair novos clientes. Essas inovações podem (e devem) acontecer em todas as áreas: de um novo item no cardápio a uma maneira simples de reduzir um custo fixo. Inovar pode ser o melhor caminho para fugir da estagnação e crescer.

 

De olho na concorrência

Expandir seu negócio significa ampliar a presença dele no mercado. E isso é impossível se você não estiver constantemente de olho nos seus concorrentes. Mais do que saber quem são eles, procure entender a fundo como funcionam e se posicionam. Faça visitas nos sites, mídias sociais e presencialmente. Veja tudo o que oferecem ao público, fique por dentro dos preços e da forma de trabalho. Mesmo que não seja um concorrente direto, ou seja, da mesma área de atuação, visite estabelecimentos do mesmo segmento que o seu. Sentir-se como cliente faz com que você possa elencar pontos de melhoria em seu próprio negócio.

 

Invista em gestão

Busque maneiras mais ágeis e simples de gerir sua empresa. Contar com softwares e automatizações pode ser uma boa saída para quem quer ter tempo de trabalhar estrategicamente. Isso significa mais tempo para se planejar e pensar em expandir seu negócio e menos tempo com tarefas operacionais. Nesse sentido, a gestão de pessoas também é ponto focal. Saiba criar lideranças e delegar funções. Veja os colaboradores como “sócios”. Mostre sempre como o crescimento do negócio impacta de maneira positiva o crescimento pessoal de cada um.

 

Comunicação e Marketing

Investir em comunicação e marketing é outra ferramenta indispensável para quem quer expandir seu negócio. Crie promoções e encontre formas de estreitar seu relacionamento com o público-alvo de sua empresa. É quase impossível um negócio que não é visto/conhecido pensar em expansão. Por isso, você precisa ter maior visibilidade e atrair mais pessoas para o seu produto ou serviço. Mas lembre-se: trabalhar a comunicação é trabalhar com a sua imagem. Um pequeno deslize pode pôr abaixo seus planos de crescimento. Conte sempre com auxílio profissional.

 

Cresça de forma consistente

Aumentar a lucratividade e expandir o seu negócio só são viáveis quando feitos de forma consistente. Crescer a qualquer custo pode lhe trazer inúmeras dores de cabeça. Por isso, é recomendado que você o faça de forma sustentável. Traduzindo para uma linguagem mais popular: dê um passo de cada vez e nunca um maior do que a perna. No e-book “Marketing para empresas de pequeno e médio portes”, você encontra dicas valiosas para expandir o seu negócio, muitas delas sem custos. Baixe nosso material.