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Estratégias de fortalecimento de marca

Como você pode fazer o fortalecimento de marca interna e externamente

Você sabe o que é branding? De forma simples, podemos defini-lo como o conjunto de atividades elaboradas para a gestão de uma marca. Elas acompanham desde a sua concepção, passando pelo seu crescimento e sua estabilização no mercado. Para o fortalecimento de marca, empresas de todos os portes procuram estratégias de branding. Ele é essencial não apenas para a construção, mas também para a manutenção das empresas no mercado. Para quem deseja mudar de posicionamento, é a peça-chave para fazer a transição, mantendo o patamar atual, mitigando a possibilidade de perda de clientes.

 

Se você quer fazer o fortalecimento de marca e ter sucesso nos negócios é preciso fazê-lo, primeiro, da porta para dentro. Trabalhar a cultura organizacional é o primeiro ponto para quem quer ter uma marca forte no mercado. Isso porque, mais cedo ou mais tarde, ela irá transparecer no dia a dia da empresa. Para vender uma marca dinâmica, jovem e atraente, sua empresa precisa cultivar esses valores. Caso contrário, o público nunca irá percebê-la como tal.

 

Em outras palavras: o público pode, sim, perceber sua empresa como você deseja, mas isso não irá se sustentar por muito tempo. Imagine uma pizzaria que se diz a “mais descolada da cidade”. Ela preza pela empatia com o público e usa em seus anúncios um tom leve, muitas vezes até enveredando para a comédia. Internamente, ao contrário, o dono trata os funcionários de maneira ditatorial. Faz pressão excessiva e se relaciona com os colaboradores diariamente com ignorância. Até quando você imagina que a imagem de “descolada” irá durar? O garçom, que foi tratado mal, tende a transparecer isso e até a repassar aos clientes, o que irá culminar em um péssimo atendimento. O cozinheiro, que já chega para trabalhar estafado, começa a produzir com menos qualidade. Assim, a identidade vai se perdendo, não sobrevive.

 

Esse é um exemplo bem simples e corriqueiro, mas mostra como a cultura organizacional é extremamente relevante quando falamos em fortalecimento de marca. Trabalhar internamente a visão, a missão e os valores do seu negócio não requer necessariamente investimentos. Isso pode ser feito de forma gratuita, diariamente. Depois de criar um ambiente propício, invista no fortalecimento de marca externo.

 

Para isso, crie um bom propósito. Os consumidores hoje tendem a comprar histórias antes mesmo de produtos. Se a finalidade de sua empresa é apenas vender, ela é descartável. Isso todas fazem. Retomando o exemplo da pizzaria, o que vale mais para você: uma pizzaria que “vende apenas pizzas” ou uma pizzaria que vende o propósito de aproximar os amigos para curtirem um momento juntos? Crie sempre valores intangíveis para a sua empresa. Essa é uma boa forma de fazer o fortalecimento de marca.

 

Mais uma dica. Mantenha o discurso unificado em todos os canais de divulgação. Seja na TV, no rádio, na internet ou em ações de rua, certifique-se de que está falando a mesma língua. Tenha a certeza de que a mensagem que o público está recebendo é a mesma. A pizzaria que quer ser descolada precisa demonstrar esse DNA em todos os canais. O fortalecimento de marca passa pelo reconhecimento das pessoas em todas as plataformas.

 

Todas essas estratégias de fortalecimento de marca devem estar presentes desde a concepção do negócio. Por isso, contar com um bom plano de marketing é tão importante. Nele, você poderá destacar as formas com as quais irá trabalhar interna e externamente para que sua empresa seja conhecida. Já tem um? Saiba que ele pode ser melhorado. Preparamos um material exclusivo, com dicas para que você possa realizá-las. Clique aqui e baixe grátis.