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Gestão da marca: dicas para reforçar sua presença no mundo

Profissionais de marketing precisam estar cada vez mais ligados à gestão da marca para qual trabalham

Analisando o mercado atual, percebemos que muitos profissionais ainda negligenciam a importância de fazer a gestão da marca corretamente. O branding (conjunto de estratégias para a gestão da marca) é essencial para se posicionar de forma adequada. Pensando nisso, trouxemos hoje ao blog dicas para que você possa consolidar sua marca de forma sustentável e sempre com segurança.

 

Registre sua marca

Antes de começar com as dicas de gestão, vale reforçar a importância do registro da marca. Embora seja uma tarefa básica, percebemos muitas empresas que ainda não a cumpriram. Ter o registro em mãos lhe dá segurança, evitando surpresas prejudiciais ao negócio a longo prazo. O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – é o órgão oficial para esse tipo de trabalho. Caso não tenha familiaridade com a área, busque ajuda especializada para se resguardar.

 

Dicas de gestão da marca

Tendo em mente a importância do registro, vamos às dicas de gestão da marca propriamente ditas. Sua marca é a expressão pela qual sua empresa atinge o mercado. Cuidar dela é zelar por todo o DNA que seu negócio carrega, dando sentido aos investimentos em marketing e fomentando seus diferenciais competitivos. Se dedicar ao branding não é tarefa apenas de grandes empresas.

 

Defina o porquê

Toda marca precisa ter um porquê. Isso quer dizer que precisa compreender o objetivo de sua existência. Não adianta elencar seus diferenciais aleatoriamente se eles não formam uma personalidade. A gestão da marca fica mais simples à medida que você define uma identidade. Assim, você poderá conduzir todas as ações alinhadas à razão de sua existência.

 

Crie suas próprias plataformas

Outra dica importante para quem deseja aprimorar a gestão da marca é criar suas próprias plataformas. Tenha mídias sociais, um blog ou um site. Amplie a sua produção de conteúdo e envolva-se com o seu público-alvo. É a lógica do “seja adicionado”. Não fique apenas correndo atrás dos consumidores. Crie maneiras de atração para que eles venham até você de forma natural. Nesse processo, seja sempre autêntico e busque ter uma voz única, independentemente dos canais em que escolher trabalhar.

 

Sua marca, seu mundo

Sua marca precisa ser parte de tudo que sua empresa faz. Ela não pode ser apenas uma fachada. Empregados, clientes, fornecedores e demais stakeholders (públicos de interesse) precisam respirar sua marca sempre que estiverem em contato com sua empresa. Por isso, pense em todos os pontos de contato que precisam da gestão da marca. Do patrocínio de um evento a uma simples etiqueta ou assinatura de e-mail. Certifique-se de que sua marca está sendo representada da forma como você gostaria.

 

Tenha consistência

Todos os recursos de comunicação e marketing precisam contar a história de sua marca. Pense nas empresas com que você se relaciona diariamente e naquelas a que você é mais leal. Provavelmente elas ganharam sua confiança por serem constantes na forma como interagem com você. Você usa os serviços da mesma lavanderia por suas roupas sempre voltarem com aquele “cheirinho impecável”. Sempre dá preferência para um hambúrguer por ter aquele “gosto inesquecível”. Manter a constância dos diferenciais que sua empresa vende é essencial para reforçar sua marca.

 

Diversifique a publicidade

Uma estratégia importante de branding é diversificar seus investimentos em publicidade. Aumente os pontos de contato de sua marca com o consumidor final. Isso serve para empresas Business-to-business (B2B) e empresas business-to-consumers (B2C). A ideia principal é somar os esforços de mídias on-line e off-line. Seguindo esse modelo, a empresa pulveriza seu investimento de comunicação em várias frentes com o intuito de ganhar mais visibilidade. Baixe nosso e-book “Comunicação multiplataforma: sua melhor estratégia de comunicação” e saiba mais sobre esse importante tema para quem deseja melhorar a gestão da marca de sua empresa.