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Impulsione as vendas do seu negócio em datas comemorativas

As datas comemorativas são aqueles momentos do ano em que celebramos momentos, tradições e pessoas especiais. Ao mesmo tempo, são também épocas de maior lucro para o comércio, visto que o consumidor é incentivado por essas datas a comprarem.

Assim, aqueles negócios que souberem como alinhar suas estratégias de marketing e vendas possuem uma grande oportunidade nas mãos para aumentarem o faturamento. Só que para isso é necessário estratégia e planejamento, de maneira a criarem campanhas e/ou ações promocionais eficientes.

Hoje, queremos te mostrar como essas datas comemorativas podem impulsionar as vendas de um negócio, como aproveitá-las de maneira mais assertiva, bem como, as vantagens do rádio como canal publicitário.

Por que os consumidores compram mais em datas comemorativas?

Em algumas épocas específicas do ano, as pessoas tendem a gastar mais, mas você já se perguntou qual o motivo disso?

As datas comemorativas dão sentido ao consumo, elas exploram sensações, sentimentos, pertencimentos e emana toda uma atmosfera própria que mexe ao mesmo tempo, com o individual e coletivo, consequentemente, fazendo com que as pessoas se engajem mais.

Algumas delas são mais populares e tradicionais, como no caso do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, etc. Sabe o que elas possuem em comum? São celebrações que como mencionamos engajam, pois as pessoas querem participar, se sentirem especiais, presentear e serem presenteadas.

Isso tudo torna essas datas altamente comerciais. Muitas delas, inclusive, ganharam força com esse movimento do mercado em enxergar oportunidade e trabalhar em cima de gatilhos emocionais que despertam desejo de consumo e geram uma ação de compra.

Contudo, preparar uma atmosfera que converse diretamente com uma data comemorativa e um negócio em específico requer um bom planejamento e antecedência. Falaremos adiante sobre isso.

Dicas de como programar o seu marketing com antecedência

A melhor forma de aproveitar todo o potencial de vendas das datas comemorativas é através de um bom planejamento, afinal é importante entender a demanda e se preparar para ela de forma estratégica e assertiva, principalmente em termos de comunicação e marketing.

Não se esqueça que a concorrência é alta e neste ângulo diferenciar-se e antecipar-se é estar um passo à frente. Além de precisar fazer sentido para a marca, as pessoas não querem mais do mesmo. Seja para ações especiais, experiências, produtos ou serviços voltados para uma data, é essencial sair do convencional.

Para ser o mais estratégico possível, o seu negócio pode se preparar de algumas formas:

Criar um calendário editorial

A ideia aqui é prever todas as datas comemorativas no período de um ano, isso é possível de forma simples com ajuda de calendários sazonais disponíveis na internet mesmo. Dessa forma, além de filtrar o que será trabalhado, é possível identificar prazos de qual antecedência necessária para cada uma.

Escolher datas que fazem sentido com o tipo de negócio

Não é por datas comemorativas serem oportunidades para impulsionar vendas que se deve utilizar todas elas, afinal são muitas possibilidades.

Algumas são mais tradicionais como, por exemplo, o Natal, que é algo que geralmente funciona para qualquer tipo de negócio. Contudo, cada segmento vai ter datas mais específicas e personalizadas que tem a ver diretamente com determinado público alvo. Algumas datas alternativas, como a exemplo do Halloween, também podem ser avaliadas como oportunidades de promover ações vantajosas para as vendas.  

Avaliar a concorrência

O que os concorrentes estão fazendo ou já fizeram em outro momento? Essa avaliação vai funcionar como um termômetro tanto para a identificação das datas melhor aproveitadas no segmento, como em termos de comparação em busca de diferenciação.

Apostar em ações especiais

Experiências interativas, oferta de descontos, brindes ou benefícios, tudo isso é um atrativo em datas como essas. 

O cliente não quer chegar em uma loja (física ou digital) e encontrar mais do mesmo. Esse é o momento de encantar, de ser diferente do resto do ano, de criar uma atmosfera temática e exclusiva para cada momento. Isso pode ser uma promoção, ofertas especiais, lançamento de novos produtos ou serviços, etc. As possibilidades são variadas.

Por que apostar no rádio como um canal na sua estratégia?

Já mencionamos acima que as datas comemorativas demandam certo diferencial e exclusividade do momento.

Gerar a ideia de inédito e imediato é importante neste aspecto e visto que são ações pontuais alcançar a maior quantidade de pessoas em um curto tempo e, ao mesmo tempo, fazer isso de forma direcionada é fundamental.

Se o objetivo é facilitar a interlocução entre marcas e pessoas, a criatividade também é um meio de alcançar o sucesso dessas ações, já até falamos aqui no blog sobre como live marketing promove experiências mais criativas em datas comemorativas

Diante disso, existe um canal que apresenta todos esses potenciais e muitos outros: o rádio. Selecionamos algumas constatações que provam isso:

O rádio vai ajudar na divulgação das suas ações em datas comemorativas para um grande público, visto que mais de 80% da população brasileira é ouvinte deste meio.

Também vai permitir um direcionamento, desde que seja escolhido uma emissora que converse diretamente com o público alvo que deseja atingir.

Há uma flexibilidade de formatos, permitindo ações mais interativas e criativas como, por exemplo, aquelas que possuem interação ao vivo com o locutor.

Há um forte apelo para ação no rádio, uma vantagem principalmente para negócios locais e e-commerces.

E então, esses são apenas alguns motivos pelos quais a rádio é uma opção de investimento em comunicação extremamente assertiva. Principalmente diante de ações tão pontuais e com prazo de validade, que precisam desse dinamismo e alcance.

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