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Investir em comunicação: certeza de resultados

Para micro e pequenas empresas, investir em comunicação pode ser o antídoto contra a falência

As micro e pequenas empresas são as que mais crescem no mundo. Elas movimentam a economia e geram empregos, mas por outro lado, são as que apresentam a maior taxa de falência. O percentual de empreendimentos que fecham as portas antes de completarem um ano de vida supera a casa dos 80%. Por isso, ter mais visibilidade se torna fator de sobrevivência e investir em comunicação passa a ser elemento fundamental.

 

Embora planejada, estruturada e baseada em conceitos administrativos sólidos, toda empresa corre o risco de não prosperar. Existe uma máxima que diz que “a publicidade é a alma do negócio”. Isso significa que mesmo que ela tenha um “corpo”, se não tiver a “alma”, ela não sobrevive. Destacar seus diferenciais e benefícios é tão fundamental quanto tê-los. E isso é criar “alma”. Em termos técnicos, é necessário que as empresas tenham identidades próprias para serem reconhecidas no mercado.

 

Quem é dono de micro e pequena empresa corre o risco de cometer o erro de não investir em comunicação e marketing por considerar que esses elementos geram retornos intangíveis. Embora seja difícil mensurar ações desse tipo, não é uma missão impossível. Contar com a ajuda de profissionais especializados deve ser uma estratégia. A boa comunicação é aquela que permeia todas as áreas do negócio, estando alinhada aos objetivos gerais. Um exemplo: se a sua meta é duplicar as vendas em um ano, a sua comunicação precisa ser agressiva. As ações devem ser proporcionais aos seus objetivos.

 

O que é necessário reforçar é que investir em comunicação não é tarefa restrita às grandes empresas.
Toda empresa, por menor que seja, deve aplicar recursos nessa área. As mídias sociais são a prova disso. A internet viabilizou o acesso de todas as pessoas, permitindo que toda marca tenha sua voz on-line. A utilização dessas mídias é gratuita, e o investimento em anúncios é proporcional à sua verba. Outra dica para empresas de menor porte é valorizar os pontos de contato com seus clientes. Ações de live marketing geram envolvimento emocional, valor e força de persuasão com o público. Isso pode favorecer a propagação de sua marca por meio do famoso “boca a boca”.

 

Assim, é possível notar que não existe uma fórmula única para cativar clientes. Saber onde aplicar seus recursos financeiros, sejam quais forem, é o primeiro passo para investir em comunicação. Uma tendência neste aspecto é a comunicação multiplataforma. Considerada excelente estratégia para micro e pequenas empresas, ela pode trazer retorno rápido para quem tem a necessidade de crescer. Clique aqui e baixe nosso material. Saiba mais.