Blog

Live commerce: o que é e como fazer na Black Friday?

O rádio é o veículo perfeito para ofertas e promoções relâmpagos em uma estratégia de aquecimento para as ofertas da Black Friday. Unido ao live commerce, que está fazendo parte da rotina dos brasileiros há cerca de dois anos, ele aumenta o seu potencial de vendas. Live commerce: o que é e como fazer na Black Friday? É o que vamos te mostrar neste post.

 

Além disso, no rádio você pode usar a credibilidade e a influência do nosso casting para divulgar ofertas e promoções com o live commerce, também chamado de live marketing. Tudo isso ao vivo!

 

Antes de mais nada, é bom explicar que o live commerce é um evento virtual realizado diretamente do ponto de venda com a participação de influencers, artistas e nossos locutores dentro da sua loja. Continue lendo para saber mais!

 

O que é live commerce?

O live commerce é um jeito recente de fazer negócios. Trata-se de  um novo formato de vender através de plataformas de streaming, isto é, por transmissões ao vivo. Por isso também é chamado de live shopping ou shopstreaming. 

 

Ou seja, é uma estratégia de marketing que usa ferramentas para comercializar produtos da sua loja física através da venda online.

 

O live commerce ganhou força no Brasil em 2020, quando veio o isolamento social e muitas marcas precisaram reinventar sua forma de vender. Além disso, muitas pessoas passaram a optar por essa forma de compra devido à rapidez e à comodidade da entrega em casa. 

 

Como o live commerce vai te ajudar a vender mais na Black Friday?

No Brasil, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes e empresários para garantir o aumento das vendas. 

 

Neste ano, a ação de descontos e promoções vai cair no dia 25 de novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças, comemorado pelos norte-americanos. Mas, como o live commerce vai te ajudar a vender mais na Black Friday?

 

As compras online deram um “boom”, principalmente com a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), para 2022 a estimativa de projeção para vendas é de R$ 6,05 bilhões. Ou seja, um aumento de 3,5% em relação a 2021.

 

No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 5,4 bilhões, o que representou um aumento de 5,8%, mas ficou 2,4% abaixo da expectativa, de acordo com a Neotrust. A expectativa é de grandes oportunidades para venda. Basta criar a estratégia de marketing com os gatilhos mentais que vão fazer seu público comprar no live commerce unido à rádio.

O rádio como veículo na sua estratégia de Black Friday

Sem dúvida, o rádio é o veículo ideal para sua estratégia de Black Friday. Oferecer frete grátis, descontos no pagamento por boleto bancário, possibilidades de dividir o valor da compra no cartão de crédito são algumas das vantagens para você fazer seu live commerce com a rádio.

 

De acordo com a All in, o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais escolhida na Black Friday do ano passado. 63,2% das compras foram realizadas com cartão de crédito. Já o boleto bancário foi a segunda opção mais escolhida, ficando com 32,5% das compras.

 

Neste post, contamos sobre os três conceitos fundamentais para o sucesso do live commerce ou live marketing. Além disso, apontamos os benefícios que ele traz para o seu negócio como retenção e engajamento de clientes, além da lembrança da marca. 

 

O mais importante é lembrar que este formato precisa mexer com as emoções, os sentidos e o pensamento para que o seu público tenha identificação com a sua marca. Dessa forma, você terá maior chance de gerar encantamento em seu cliente.

Como criar uma estratégia de live commerce?

 

Antes de colocar em prática seu live commerce faça um planejamento da sua estratégia para ter assertividade nesta ação. Algumas dicas são:

Contato humanizado

Mantenha contato direto, ou seja, contato humanizado com o seu cliente durante o live commerce. A experiência do cliente deverá ser a mesma como se ele estivesse comprando em uma loja física, tirando dúvidas sobre o produto e dando toda a atenção para que ele se sinta próximo a você ou a seus vendedores.

 

Digital influencer

Aposte em digitais influencers ou, em português, influenciadores digitais que tenham conexão com a sua marca. Eles agregam carisma, transmitem confiança e ajudam no engajamento na hora da transmissão ao vivo.

 

Defina as promoções e ofertas

Outro ponto extremamente importante do seu live commerce é planejar as promoções, ofertas e condições especiais de pagamento na Black Friday. Não deixe para decidir sobre isso na hora da transmissão. Tenha tudo isso preparado para se sair bem!

 

E você ainda pode disponibilizar na tela um QR Code, em tempo real, para que o seu cliente possa usufruir de um desconto especial, por exemplo. Na internet, você encontra ferramentas gratuitas para geração de QR Codes.

Roteiro para a transmissão

Crie um roteiro com começo, meio e fim, definindo quais promoções e ofertas que você quer citar primeiro. Interaja com o público, mencionando alguns participantes que estiverem na transmissão com você. Esse reconhecimento da presença do cliente gera encantamento com a sua marca.

 

Teste antes de fazer a transmissão

Também recomendamos que você faça um teste da transmissão ao vivo com a rádio antes do dia agendado do seu live commerce. É imprescindível ter uma boa conexão com a internet, sem falhas ou interferências. 

 

Mostruário ao vivo

Separe um espaço para mostruário das peças. Se for necessário, monte um cenário para apresentar as peças. Invista na qualidade da demonstração do seu produto, incluindo a decoração!

 

Quer mais dicas para vender mais no final do ano?

Também te convidamos a ver essas 4 dicas para vender mais no final do ano em nosso blog e ter sucesso de verdade nas suas vendas.

 

Tenha as melhores ofertas da Black anunciadas nas rádios mais ouvidas de Juiz de Fora através do live commerce. Não perca essa oportunidade! Entre em contato com um dos nossos executivos de vendas e solicite uma proposta personalizada para a sua marca.