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Live marketing: uma possível resposta do varejo frente ao e-commerce

Há tempos, a comunicação das empresas de todo o mundo já não é voltada exclusivamente para as mídias tradicionais. A fim de divulgar suas marcas e produtos, bem como fidelizar os clientes, elas apostam, cada vez mais, em ações que fogem do trivial e dão espaço à criatividade. Quando bem elaboradas, ações de live marketing e marketing de guerrilha, por exemplo, podem apresentar resultados mais significativos do que a mídia tradicional. Atentos às evoluções, especialistas apontam o live marketing como uma das estratégias para o varejo diante do crescimento do e-commerce.

 

É especialmente relevante destacar que, ao conquistarem o coração dos consumidores com ações concebidas à luz dessas modalidades de marketing, tais estratégias podem ganhar ainda maior dimensão ao serem catalisadas por meio de compartilhamentos, visualizações e curtidas nas mídias sociais. Por isso, o Grupo Libertempo apresenta os principais conceitos relacionados ao live marketing e ao marketing de guerrilha. Leia com atenção este artigo, pois o crescimento das suas vendas pode começar ao final do texto.

 

Live marketing, o marketing ao vivo e em definitivo

Ações criadas para sensibilizar consumidores e públicos de interesse por meio de uma maior interação entre marcas e pessoas, promovendo engajamento. Estamos falando do live marketing, o marketing ao vivo, que pode ser considerado um desdobramento, uma evolução do marketing promocional.

 

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), live marketing “é a atividade de comunicação na qual se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas, produtos e serviços. É o guarda-chuva onde se inserem todas as ações, eventos e campanhas que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço”.

 

Ainda de acordo com a associação, “as experiências ao vivo com as marcas, em simbiose com as ferramentas digitais, tendem a concentrar progressivamente o investimento das empresas em comunicação”. Isso porque a interlocução mais direta com o público pode proporcionar sentimentos capazes de conquistar corações e fidelizar consumidores. Também leva a uma maior compreensão sobre a atuação da empresa e o que ela oferece. Por isso, está intimamente ligado ao branding.

 

O live marketing trabalha a sensorialidade do receptor através de iniciativas que promovem experiências ao vivo. Elas podem ser auditivas, táteis ou degustativas, entre outras, enriquecendo a percepção do público e promovendo o engajamento dele. Também é chamado de marketing de experiência.

 

Outro aspecto relevante é a tendência de o live marketing ser um dos caminhos para o varejo frente ao e-commerce. Assim, as áreas físicas das empresas podem ser utilizadas em ações voltadas a estreitar o relacionamento com o público por meio da demonstração de produtos, entre outras ações. Há uma demanda crescente do consumidor por experiências.

 

Para unir o live marketing ao e-commerce, você pode promover uma ação que gere a compreensão diferenciada de seus produtos, serviços ou ideias, sempre direcionando o público à plataforma de vendas. Quer uma sugestão? É possível esclarecer dúvidas, enfatizar a praticidade, a comodidade e a facilidade das compras on-line. Além disso, é uma boa ideia divulgar essas experiências ao vivo no site e nas redes sociais da empresa.

 

Marketing de guerrilha, uma guerra em que a criatividade é a principal arma

Pautado na criatividade, o marketing de guerrilha é uma ferramenta com potencial praticamente infinito. Poder ser utilizado por empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Torna-se especialmente relevante para aquelas que não dispõem de recursos suficientes para investir na comunicação tradicional. Isso porque as ações têm alto potencial de impacto, mas baixo custo.

 

O conceito de marketing de guerrilha relaciona-se ao publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson. Ele usou a expressão pela primeira vez no final da década de 1970 para classificar ações pouco convencionais, pautadas na criatividade e na inovação, para alcançar os objetivos, seja lucro ou outros. Representa uma disrupção à comunicação tradicional ao apostar na criatividade e no baixo custo para divulgar marcas, produtos e serviços.

 

Assim como o live marketing, as possibilidades do marketing de guerrilha são, realmente, infinitas. Elas estão mais relacionadas à criatividade de quem elabora a estratégia. Entre os tipos de ações de guerrilha estão marketing de emboscada e viral, flash mob, patrocínios e mais o que couber nas mentes de publicitários e profissionais de marketing.

 

Um exemplo? Para chamar a atenção para o problema enfrentado por alguns países em relação à falta de água potável, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) engarrafou o líquido sujo consumido nestas localidades e tentou vender as garrafas em Nova Iorque (EUA). Além de chamar a atenção mundialmente para o problema, conseguiu grande volume de donativos.

 

Neste artigo, apresentamos conceitos de duas importantes ferramentas para a divulgação de marca, produtos e serviços das empresas: o live marketing e o marketing de guerrilha. Quer saber mais sobre os serviços que prestamos? É fácil! Basta acessar o site grupolibertempo.com.br para conhecer as soluções em comunicação que temos para a sua empresa.

 

Fontes:

www.ampro.com.br

endeavor.org.br