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Marketing de influência: a estratégia que fará sua loja vender mais

Prender a atenção do público está cada vez mais difícil. É preciso criar proximidade com público, falar a língua dele e se posicionar com autoridade. Nesse sentido, o marketing de influência aparece como uma alternativa inteligente na atualidade e uma das principais tendências para promoção de produtos e serviços.

 

Se ainda não conhece o termo, não se preocupe. Vamos explicar, ao longo deste post, tudo sobre o tema. Também mostraremos como usá-lo e quais são os benefícios alcançados com o investimento. Ficou interessado? Continue a leitura!

 

O que é marketing de influência?

O marketing de influência consiste no desenvolvimento de ações que promovam a marca junto a pessoas que exerçam alguma influência ou liderança sobre os potenciais consumidores do negócio. Esses indivíduos, reconhecidos como microinfluenciadores, são capazes de interferir na decisão de compra da população. Graças à legítima relação de confiança desenvolvida com o público, eles conseguem agregar uma conotação positiva ao produto ou serviço, gerando, assim, o desejo da compra.

 

O recurso desponta como uma grande oportunidade para alavancar as vendas rapidamente. Muito disso se deve à era digital, em que as pessoas estão conectadas o tempo todo. Com um smartphone à mão, fica fácil navegar por horas e mais horas. Nesse sentido, as redes sociais impulsionam o alcance dos produtores de conteúdo independentes, deixando-os totalmente localizáveis.

 

Desde o momento em que são vistos pelo público de uma empresa, eles conseguem traçar uma jornada de compra bastante efetiva, constituída por três fases: reconhecimento, consideração e tomada de decisão.

 

Como usar o marketing de influência?

O legal é que marketing de influência é bastante versátil e pode ser combinado com diversas outras estratégias. Além da possibilidade de estabelecer parcerias com os influenciadores para que eles desenvolvam as ações nas próprias redes sociais, você também pode aproveitar a imagem deles em outros canais.

 

Na plataforma de conteúdo digital Ombrelo, por exemplo, há um grande fluxo de notícias e entretenimento. Colunistas de diversos assuntos compartilham novidades para um grupo de pessoas fiel. Então, hospedar informações sobre o seu negócio nesse ambiente parece uma boa ideia, não é mesmo?

 

Outra possibilidade são as rádios. A presença de microinfluenciadores nesse veículo cresce a cada dia. O programa “Pega Bem”, na Alô FM, apresentado pela influenciadora Talita Scoralick, é uma ótima opção para divulgação de produtos e serviços ligados à moda, beleza, sustentabilidade e autoestima. Isso pode ser feito por meio de spots comerciais.

 

Também vale contratar esses promissores profissionais para fazer uma ação na rua (como sampling e live marketing) ou alimentar as redes sociais da empresa. Certamente, o público que os acompanha ficará interessado no que você tem a oferecer a partir do instante em que a imagem de seus ídolos for associada ao negócio.

 

Para se inspirar, clique aqui e conheça o Desafio Meu Look, desenvolvido pela Carambolaz para o Santa Cruz Shopping com a presença de uma influenciadora.

 

Mas muito cuidado na escolha do microinfluenciador. O planejamento é essencial para o sucesso da empreitada. Portanto, é necessário identificar quem faz um trabalho relacionado à sua marca, de forma que o público seja o mesmo. Não adianta investir em um especialista em dietas de Campos do Jordão se você comercializa doces em Juiz de Fora.

 

Quais os benefícios do marketing de influência?

Os benefícios trazidos a partir do marketing de influência são muitos. Na sequência, separamos alguns deles para que você não perca mais tempo e comece a investir nessa proposta. Confira:

 

  • Gera valor e confiança para a marca;
  • Retém clientes já existentes;
  • Influencia a decisão de compra do público, aumentando o volume de vendas;
  • Possibilidade de parceria com os influenciadores;
  • Baixo custo;
  • Grande alcance;
  • Fala a língua do público;

 

Uma pesquisa desenvolvida pelo marketplace de influencers Tomoson chegou à conclusão que o retorno sobre o investimento nos influenciadores gerou receitas de, em média, US$ 6,50 para cada dólar investido pelas empresas que apostaram no recurso.

 

Segundo o último relatório da Linqia, intitulado The State of Influencer Marketing 2018, os gestores entrevistados apontaram como satisfatórios os resultados obtidos a partir do trabalho dos microinfluenciadores com o público: 87% de envolvimento, 59% de cliques e 54% de conversões.

 

Viu como apostar no marketing de influência é vantajoso? Fale com um de nossos especialistas e descubra qual é a melhor maneira de investir nele.