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O que a Gkay, Boca Rosa e Jade Picon têm a ver com a Rádio Cidade, Alô FM e a sua marca?

Em 2022 um dos assuntos preferidos no mundo do marketing foi a creator economy, impulsionada pela entrada de influenciadores e suas marcas próprias no mercado. 

 

Por exemplo, a influenciadora Virgínia Fonseca Costa (@virginia), de 23 anos, chocou os seus seguidores mostrando um faturamento de 2022 superior a R$168 milhões da sua marca de cosmético wepink 

 

Ou seja, a creator economy é uma consequência direta do marketing de influência, quando marcas aproveitam a capacidade de comunicação dos influenciadores para divulgar seus produtos e serviços. 

 

Mas o que isso tem a ver com a minha marca?

 

Ainda estamos navegando em um mar de muitas novidades e se colocarmos outras tendências como metaverso, inteligência artificial e influenciadores virtuais no meio disso tudo, pode ser que não cheguemos a lugar nenhum. 

 

Mas uma coisa é certa: assim como creators e influenciadores estão virando marcas, as marcas precisam virar creators e influenciadoras.  

 

Os desafios para 2023

Criar novas conexões com seus consumidores é um dos maiores desafios das marcas atualmente. 

  

Seja no rádio, na TV ou até nos meios digitais como redes sociais e WhatsApp, essa conexão tem se tornado cada vez mais frágil.  

 

E de uns anos para cá, o marketing de influência foi um dos caminhos que as marcas encontraram para conversar com o seu target. 

 

Mas segundo a fundadora e CCO do YouPix, Bia Granja, esse cenário vai muito além.  

 

“A influência é a soft skills do século 21. E o creator, hoje, precisa ter audiência, autoridade e relevância”, afirmou em um dos painéis do Fire Festival 2022.

 

E sem tem uma coisa que rádio entende é de audiência, autoridade e relevância. 

 

Talvez você nunca tenha percebido, mas nós sempre influenciamos a rotina dos nossos ouvintes. Duvida?

 

Quantas vezes você tomou seu café da manhã ouvindo um programa e só saiu de casa após o tchau do locutor?

 

Quantas vezes você não escolheu uma festa porque ouviu a propaganda dela em nossos breaks?

 

E quantas vezes você não se arrumou para essa mesma festa ouvindo a gente?

 

O rádio sempre teve a capacidade de influenciar as pessoas. 

 

E a integração de seus perfis nas redes sociais, potencializa a estratégia de marketing das marcas que usam não só a audiência de um veículo de massa, mas também se aproveitam da sua relevância e autoridade, seja no off e no digital. 

 

Abre-se então,  um mundo de oportunidades no horizonte de quem está planejando uma campanha e aumenta o número de peças desse quebra-cabeça que vai formar o posicionamento de um produto ou serviço no mercado. 

 

Um exemplo desse dinamismo é o texto foguete

Os textos curtos e rápidos desse formato tem tudo a ver com os títulos e copys do mundo digital. 

 

Quando integrado em uma estratégia bem feita e embasada, as pílulas de conteúdo do texto foguete, podem ser utilizadas como teaser no início de uma campanha ou como reforço de slogan e marca para campanhas já estabelecidas. 

 

Eles podem também abrir um raciocínio que será desdobrado nas redes sociais, ou ainda ser utilizado em uma estratégia de dicas que vão liberar prêmios para os ouvintes e clientes mais fiéis. 

 

Credibilidade que gera relevância em diferentes formatos ao vivo

Estima-se que as Lives Commerces tenham movimentado algo em torno de US$ 500 bilhões em todo o mundo em 2022. 

 

E as ações de vendas ao vivo na internet também podem e devem ser amplificadas com a força de formatos tradicionais no rádio como o texto ao vivo e o testemunhal. 

 

Os locutores são especialistas em comunicar e tem o respaldo da audiência, sempre fiel do rádio, para tangibilizar credibilidade e relevância sobre o que é anunciado.   

 

Uma grande oportunidade para a sua marca explorar esses atributos por meio de collabs entre o perfil da sua marca e os perfis das rádios, enquanto o locutor anuncia algumas ofertas ao vivo em seus programas. 

 

Essa integração facilita na criação de um ecossistema de vendas forte, reforçando as suas ofertas e aumentando a janela de vendas.

 

Diversão é linguagem, forma e formato

Uma das características marcantes do veículo rádio é a sua capacidade de se conectar com o público de uma forma honesta e sincera, oferecendo entretenimento com leveza e descontração. 

 

Essa linguagem conversa muito com a internet, que usa e abusa de games, desafios, reviews de produtos entre outros.

 

Quando você desenvolve uma campanha com a equipe de promoção de uma rádio, você também está se apropriando dessa linguagem para a sua marca com um time profissional e focado em entretenimento. 

 

Essas ações promocionais podem ser gravadas e utilizadas como conteúdo nas plataformas sociais da rádio, aumentando a vida útil do conteúdo e criando novas relações com a audiência. 

 

Esses são apenas alguns exemplos de alguns formatos que mudam de vocação, quando integramos a nossa grade de programação no dial com as nossas redes sociais. 

 

Uma ideia nova para o ano que está só começando e já chegou com um monte de inspirações para influenciar a sua marca e nosso mercado.  

 

Para saber mais entre em contato com o Grupo Libertempo e saiba tudo o que a gente pode fazer para influenciar o seu público.