Blog

Plano de marketing: você está fazendo da forma certa?

Conheça três erros comuns na elaboração do plano de marketing

Quem é da área sabe a importância do plano de marketing para o alcance dos objetivos de uma empresa. Ele é uma ferramenta essencial para a estratégia geral, definindo as metas e os rumos que serão traçados para atingi-la. O problema é que, em sua elaboração, muitos cometem erros que podem prejudicar o seu desenvolvimento na prática. Para que isso não ocorra, listamos três equívocos comuns que pedem a sua atenção. Leia, aplique em sua realidade e passe a usufruir de todo o potencial que o plano de marketing tem a lhe oferecer.

 

Erro 1 – Não pesquisar

O plano de marketing não pode ser construído baseado em intuições. Para a sua elaboração, as pesquisas de mercado são essenciais. Ter dados concretos sobre o setor em que atua irá permitir que você não faça previsões, mas sim, projeções. Isso fará com que o seu planejamento esteja alinhado à realidade e que suas ações sejam mais assertivas. Pesquise muito antes de iniciar o trabalho.

 

Erro 2 – Tratar o público como um só

Outro erro comum na construção de um plano de marketing é enxergar o público como um só. O público não é uma massa de pessoas homogêneas. Ele é constituído por sujeitos que têm suas individualidades, gostos, costumes, formas de absorver conteúdos etc. Como ele é tão diversificado, não pense em público, mas em personas. Assim será possível identificar, dentro do público-alvo, os variados perfis de clientes. Ou seja, dentro do seu público, identifique suas personas e crie estratégias diferentes para atingir cada uma delas.

 

Erro 3 – Esquecer de medir

Tão importante quanto o investimento é a mensuração dos resultados. Ao traçar o plano de marketing, identifique formas de medir o retorno das ações que está realizando.  Só assim você poderá acompanhar se o andamento do trabalho condiz com o que foi planejado. Com a orientação dos indicadores, reforce ou altere sua estratégia.

Neste artigo, você pôde conferir três erros comuns no plano de marketing. Devido à rotina e à correria do dia a dia, eles podem passar despercebidos por você. Agora que os identificou, pare e reveja o que já fez em sua empresa. Esse é um processo de melhoria contínua.