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Por que anunciar no rádio? Conheça 5 vantagens

Em meio a tantas tecnologias disponíveis no mercado é comum você ainda ter dúvidas sobre a efetividade dos anúncios no rádio. E pode até se perguntar: por que anunciar no rádio?

 

Não é de hoje que o rádio se mostra como um dos meios de comunicação mais relevantes na divulgação de produtos e serviços. E, há mais de um benefício quando se escolhe o rádio como meio para chamar a atenção para o seu negócio. Neste post vamos te apresentar 5 vantagens do rádio no seu mix de mídia. Esperamos que este conteúdo seja útil para você.

 

Por que anunciar no rádio?

Há mais de 100 anos, o rádio está presente em nosso cotidiano. Nossos avós e bisavós ouviam rádio como forma de se manterem informados, para entretenimento e para saberem o que estava acontecendo ao seu redor e no mundo. 

 

Mas, vamos direto ao ponto: sabe por que você deve investir nesse tipo de mídia? O investimento em anúncios no rádio ainda é bastante acessível, independente do porte da sua empresa. 

 

Além disso, os retornos que sua marca pode ter são instantâneos. Dessa forma, o impacto que os anúncios têm na vida das pessoas é imediato. Ele tem agilidade na hora de anunciar.

 

É possível mensurar isso através das vendas realizadas, das impressões geradas e das interações através de ações conjuntas com as redes sociais, entre outras formas.

 

Como adicionar o rádio na sua estratégia de marketing?

O rádio é um veículo de comunicação de massa. Com o avanço da tecnologia ele ganhou ainda mais espaço. O rádio permite um alcance à população diferente de qualquer outro veículo de comunicação. Aliás, este é um grande diferencial do rádio.

 

O rádio vai onde o sinal de internet muitas vezes não chega. Ou seja, isso quer dizer que as ondas do rádio chegam em qualquer lugar! Vale a pena você adicionar o rádio na sua estratégia de marketing. Como?

 

É bem simples! Comece incluindo peças de spot, por exemplo, sobre algum produto ou serviço na sua estratégia de comunicação. Você pode gravar podcasts ou inserir pílulas durante a programação. Ele permite investimentos variados e você pode conferir os benefícios de investir no rádio aqui.

 

Por que o rádio pode melhorar o desempenho das suas ações de marketing?

Quando você faz um planejamento estratégico de comunicação que necessite melhorar o desempenho das suas ações de marketing, sem dúvida, você precisa pensar em incluir o rádio neste processo. 

 

A audiência das rádios Alô! e Cidade, ambas do Grupo Libertempo, atingem mais de 70 mil ouvintes por minuto. Isso demonstra o efeito de uma comunicação intencional, ou seja, com o objetivo de atingir um público-alvo amplo. 

 

Além disso, ele tem o poder de prender a atenção do consumidor. Dessa maneira é possível dizer que as vantagens de anunciar no rádio são inúmeras, mas vamos te apresentar agora as 5 que mais se destacam.

 

Por que anunciar no rádio? Conheça 5 vantagens agora 

1) Sua marca em diversas plataformas

Quando a empresa faz anúncios para rádio, com certeza, ela demonstra ao público que quer ter sua marca em diversas plataformas. Ela se apresenta como uma marca acessível ao público.

 

Isto é, o anúncio na rádio pode ser ouvido no aparelho rádio, no site da rádio, no rádio do carro ou no smartphone. Com isso, você proporciona acessibilidade à sua marca através dessa estratégia. 

2) Mais proximidade com o público

Como dissemos anteriormente, o rádio proporciona um alcance maior da população, consequentemente cria proximidade com o seu público. O público costuma ser fiel. O sinal do rádio não se limita apenas ao aparelho rádio, ele está em diversas plataformas. 

 

Dessa forma, os ouvintes criam vínculos com os locutores por estarem presentes no seu dia a dia, além disso ditam suas rotinas a partir das programações da rádio.

 

3) Rapidez para anunciar

Se você busca eficiência e rapidez na forma de se comunicar e anunciar seu produto ou serviço, invista no rádio! Sem dúvida, a estratégia que necessita de uma comunicação rápida deve priorizar o rádio como veículo para anúncios.

 

Se de um lado o ouvinte está dirigindo, trabalhando, praticando atividade física, por outro lado, ele está ouvindo o anúncio do seu produto ou serviço. As chances dele procurar quase que imediatamente por sua marca são muito maiores. 

 

O rádio permite uma comunicação eficiente. Mas, antes de mais nada, a sua marca possui uma comunicação eficiente com os seus clientes? É fundamental você entender isso urgentemente. Leia nosso post sobre este assunto.

 

4) Investimento que cabe no seu bolso

Atualmente, o cenário econômico tem deixado empresários e empreendedores preocupados com o futuro. No entanto, a realidade é que o investimento em rádio é um investimento que cabe no seu bolso.

 

Se comparado com outras mídias, o rádio ainda leva vantagem pelo orçamento menor do que a televisão, por exemplo. Sem dizer que as possibilidades de comunicação são diversas: spot, live marketing, programas gravados, ações nas redes sociais, entre outras. Veja alguns dos nossos cases.

 

 

5) Projetos personalizados

Outra vantagem que faz o rádio sair disparado na frente de outras mídias é que você pode criar projetos personalizados com a ajuda da emissora de rádio. Portanto, sente com o executivo de vendas e entenda em quais projetos seu produto ou serviço se enquadram melhor. 

 

Estude, pesquise e analise qual o tempo de veiculação e horário adequados para a sua marca. Dessa forma, você vai saber qual o público que você pretende atingir para casar com a sua estratégia de comunicação no rádio.

 

Como o rádio pode te ajudar a vender mais?

Você que é empresário, empreendedor ou está no papel de decisor da área de marketing da empresa que trabalha, saiba que o rádio pode te ajudar de diversas formas a vender mais. Primeiramente, entenda o propósito da sua estratégia de comunicação para começar a ver os melhores caminhos a seguir dentro do rádio.

 

Uma dica valiosa é começar explorando a comunicação em datas comemorativas. Analise quais tem mais a ver com o seu negócio e impulsione as vendas em datas estratégicas. Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos executivos de vendas e solicite uma proposta personalizada para sua marca.