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Sua marca possui uma comunicação eficiente com os clientes?

Atrair novos consumidores, conquistar e fidelizar clientes é atualmente um grande desafio, visto que o nível de competitividade no mercado é cada vez mais alto. Diante disso, possuir uma comunicação eficiente é fundamental.

 

Dito isso, precisamos compreender tudo o que há por trás dessa eficiência. Afinal, a construção de uma comunicação assertiva envolve todo um processo e uma série de estudos. Em outras palavras, é preciso ser estratégico no sentido de saber exatamente quem é seu o público, qual é a melhor forma de falar com ele e onde ele está.

 

A forma como um negócio se comunica, não necessariamente vai ser a mesma para outro segmento, e até mesmo dentro de um mesmo negócio pode existir a necessidade de estratégias diferentes para cada produto e/ou serviço. Isso porque, existe uma grande diversidade de públicos e para cada um deles existe uma forma mais adequada de falar, canais e meios de comunicação mais assertivos para chegar até eles. 

 

Vamos então entender o que é importante para o desenvolvimento de uma comunicação eficiente? 

Público alvo: o que é e sua importância

Este é ponto de partida para uma comunicação eficiente, entender o que é público alvo e a sua relevância. 

 

O que chamamos de público alvo nada mais é do que um grupo de todas as pessoas que apresentam maiores chances de demonstrar interesse em determinada marca, produto e/ou serviço.

 

Defini-lo envolve traçar suas representação social demográfica, ou seja, características como identidade de gênero, faixa etária e classe econômica, bem como, esboçar também um perfil de comportamento, hábitos e consumo.

 

Esses dados serão determinantes para construir uma comunicação eficiente, pois a partir do momento que você sabe exatamente com quem está falando, consequentemente conseguirá desenhar um caminho estratégico. Isso implica uma escolha certa de linguagem para a mensagem transmitida, se deve ser mais formal ou coloquial. Assim como a definição dos canais e meios de comunicação que possuem maior aderência pelo público, ou seja, aqueles presentes no dia a dia, das pessoas, como a TV, internet, rádio, etc.

 

Vamos pensar isso em situações práticas para facilitar. Imagine três recortes de público diferentes: o primeiro de jovens entre 20 a 29 anos, homens e mulheres, classe AB; o segundo, mulheres 60+, aposentadas, classe C; e o terceiro, mulheres entre 30 a 39 anos, que conciliam carreira e filhos, classe C. 

 

Você se comunicaria da mesma maneira nessas três situações? Certamente não, afinal são contextos completamente diferentes, e não há como simplesmente assumir que essas pessoas vão ser impactadas por uma comunicação da mesma maneira. 

Por onde você se comunica com o seu público? 

A veiculação é um ponto essencial para uma comunicação eficiente, definir os canais e meios de comunicação mais adequados podem definir o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing, por exemplo. 

 

Você sabe onde está o seu público? Quais tipos de ações você já realizou? O setor publicitário oferece um mundo de possibilidades em tipos e formatos de mídia. Veja alguns dos principais exemplos:

Mídia externa

A mídia externa é aquela que conhecemos como offline, ou seja, estão nas ruas e em ambientes como placas, letreiros, outdoors, etc.

Mídias digitais

Essas se tornaram um universo à parte nos últimos anos. Atualmente, todo negócio deseja estar no digital, muitos até mesmo nasceram nesse ambiente.

 

Se caracteriza pelo seu alto potencial em alcance e engajamento com o público. A comunicação e a publicidade através de plataformas como Instagram, Facebook, Google, Twitter, dentre outras, é hoje muito aplicada por empresas de todos os segmentos. 

Mídias tradicionais

Muito se diz que o digital acabou ou enfraqueceu, os meios mais tradicionais como a TV, o rádio, jornais impressos e revistas. Mas, aqueles que acreditam nisso estão sendo equivocados ao acreditar que as pessoas não são mais impactadas nesses lugares. Podendo até estar perdendo a oportunidade de construir uma comunicação eficiente com seu público nesses canais. 

 

É claro que muito teve de ser reinventado, como no caso das rádios, que sua maioria hoje em dia, podem ser ouvidas através da internet. Contudo, anunciar nesses meios ainda é relevante e eficiente.

Esteja onde seus clientes estão: no rádio

Você já anunciou no rádio? Caso a resposta seja não, a sua empresa pode estar perdendo uma oportunidade de aproveitar o melhor desse canal para estabelecer uma comunicação eficiente com os seus clientes.

 

Claro que é importante que você escolha um meio de comunicação que esteja alinhado com os objetivos da empresa, mas o grande ponto aqui é a relevância desse canal, afinal, 80% da população brasileira é ouvinte de rádio. Esse é um dado da Kantar IBOPE Media, em pesquisa realizada em 13 regiões metropolitanas do país. 

 

Selecionamos alguns outros dados importantes dessa pesquisa que justificam o investimento em publicidade nesse canal, mostrando que sim, o seu cliente está no rádio. Confira!

 

  • O rádio tem o potencial de se conectar a todos os públicos, pois atinge 8 a cada 10 pessoas da população, tendo um perfil de ouvintes diverso e democrático e transitando bem entre homens e mulheres de diferentes classes e idades.

 

  • Está no cotidiano das pessoas, ou seja, os ouvintes conseguem se conectar de onde estiverem e de todas as formas. Os dados da pesquisa realizada em 2021 mostram que 71% desses ouvintes estão em casa, 24% no carro e 8% em algum trajeto. Assim como 80% ouvem pelo rádio comum e 25% pelo celular.

 

  • O aumento contínuo do consumo do rádio online também é um destaque e demonstra o seu potencial em encontrar maneiras de expandir o seu contato com os ouvintes.

 

  • A empresa consegue se conectar com o público através de variados formatos criativos e interativos, dentre eles comerciais no rádio entre programas e músicas, promoções na programação da emissora e ações feitas por locutores durante os programas.  

Publicidade em rádio não é gasto, é investimento!

Estabeleça uma comunicação eficiente no seu negócio e encare isso como investimento do início ao fim. O resultado vem com uma estratégia bem definida e planejada. Veja alguns exemplos, com cases nossos aqui

 

E para saber quais são as nossas possibilidades de estratégias em comunicação fale com um dos nossos executivos de vendas clicando aqui.