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Como tornar a marca conhecida em tempos de crise

Tornar a marca conhecida pode ser mais simples do que você imagina

Nosso país passa por um cenário de instabilidade política e econômica. Em fases como essa, a retração dos investimentos por parte das empresas é normal. E até por isso, quem atua com estratégias sólidas tem mais chances de tornar a marca conhecida em tempos de crise. Parece uma situação antagônica, mas é verdade.

 

A realidade é que o sucesso dos negócios em períodos como esse passa por uma série de fatores: faça um forte trabalho de controle de fluxo de caixa.; nunca misture suas contas pessoais com as da empresa e acompanhe de perto a entrada e a saída de capital. Redobre sua atenção também aos preços de seus produtos e serviços. Reduções ou aumentos drásticos devem ser evitados. Estude a concorrência e as variações do mercado para trabalhar em uma margem que garanta a qualidade do que é oferecido e, ao mesmo tempo, permita os lucros.

 

Para que sua empresa se prepare para tornar a marca conhecida, é primordial evitar gastos desnecessários. Avalie processos, negocie novos contratos com fornecedores e incentive a redução de custos fixos junto aos colaboradores. Quando a organização está construída sob bases sólidas é mais fácil sair fortalecida de momentos conturbados.

 

Tornar a marca conhecida por meio dos clientes

Manter e fidelizar seus clientes atuais são outros fatores de atenção em tempos de crise. Quando as pessoas vão ao seu estabelecimento e notam que a qualidade permanece a mesma, enquanto os outros estão piorando, elas se tornam propagadoras para tornar a marca conhecida.

 

Marketing e publicidade

Após esse planejamento da saúde financeira de seu negócio, fuja do erro mais comum na crise: cortar os gastos com o marketing e a publicidade. Esse é um grande equívoco entre os empreendedores, principalmente de micro e pequenas empresas. Quem deixa de investir verbas em marketing pode estar fadado ao anonimato. Tornar a marca conhecida na crise pode gerar novas oportunidades de negócios. Além disso, o cenário adverso pode não estar atingindo diretamente seu público-alvo, que não deixará de consumir seu produto ou serviço.

 

Devemos lembrar também que, mesmo na crise, existem empresas que encontram mercado para crescer e prosperar. Para elas, a necessidade de investir em uma boa publicidade e de ter um plano de marketing é ainda maior. Além de tornar a marca conhecida, é possível construir uma imagem que poderá ser referência de mercado quando a economia retomar o ritmo de crescimento.

 

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