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Lançamento Facim Facim, Renan e Christiano

O desafio

Com a proposta de elaborar um plano de comunicação para o lançamento da música Facim Facim, da dupla Renan e Christiano, o Grupo Libertempo não poupou esforços nem criatividade. Durante a campanha, diversas abordagens de comunicação foram aplicadas para alcançar, em momentos diferentes e com grande impacto, o público-alvo. Como era de se esperar, o resultado foi o sucesso absoluto do hit.

 

Grande parte do retorno positivo foi impulsionado pelas marcas patrocinadoras do projeto: Cervejaria Golem, Facsum, Kidelícia e Shopping da Tecnologia.

 

O diretor comercial da Golem, Hedil Pedretti, fala sobre o retorno que a empresa tem alcançado. “Gostamos de apoiar iniciativas culturais em Juiz de Fora e região. Além disso, a música sertaneja representa um dos estilos preferidos do nosso público. E, com uma dupla talentosa, não teria como não agradar. Ações que fogem do convencional se encaixam perfeitamente na filosofia de divulgação da marca. Estamos satisfeitos.”

 

A solução

O primeiro passo foi definir o período da campanha: entre 23 e 28 de abril, com o lançamento da música na Alô!, no dia 29.

Ação nos bares

A equipe de promoção não abriu mão de manter um contato próximo com o público, levando a música Facim Facim para bem perto dele. Para isso, 18 bares estratégicos foram escolhidos e visitados entre os dias 25 e 27 de abril. Após explicar o objetivo da campanha, a equipe dava o play no hit em uma caixa portátil e fazia perguntas sobre o tema abordado aos cervejeiros de plantão. Para coroar a ação, 50 kits Renan e Christiano e outros 50 brindes de participação foram distribuídos por dia.

 

Os bares visitados foram:

 

  • Bigode;
  • Putz Grill;
  • Studio B;
  • São Bartolomeu;
  • Urbano;
  • Corvus;
  • Barfômetro;
  • Sobrinhos Bar;
  • Piratas;
  • Bar do Chico;
  • Viva Bella Bar;
  • Baluarte;
  • Garrafa;
  • Apriori;
  • Santa Birita;
  • Savaterra;
  • Estação Grill;

 

 

Pocket show

O Bar do Totonho, no Shopping Jardim Norte, foi o palco do pocket show para impulsionar ainda mais a ação, no dia 27 de abril. Conhecido pelo melhor rocambole de torresmo da região, o local foi cuidadosamente escolhido. Lá, o movimento nos fins de semana é intenso. A vantagem é que tanto os presentes quanto aqueles que acompanham a transmissão e os vídeos, em momentos posteriores, são impactados.

 

Mídias sociais

Interação e geração de mídia espontânea é com a gente mesmo. Então, criamos uma série de plaquinhas com frases relacionadas à música. As pessoas deveriam tirar fotos e postar nas redes sociais, marcando o perfil oficial da dupla, @renanechristiano, para ganhar brindes.

 

As redes sociais da Alô! foram fundamentais para a divulgação do projeto. Sorteios, divulgação do pocket, conteúdo de relacionamento com o público e contato com influenciadores movimentaram o Facebook e o Instagram da rádio.

 

Rádio

A força da Alô! esteve presente em todos os momentos da ação. Tanto nas inserções na rádio quanto nas páginas das redes sociais. Não podemos nos esquecer, é claro, da figura dos promotores, com muita experiência e ótima aceitação do público na abordagem nos bares.

 

Influenciadores digitais

Dez influenciadores digitais de Juiz de Fora receberam kits da campanha. O mimo apresentou o projeto e convidou esses profissionais para o show de lançamento da música. Em contrapartida, eles divulgaram as promoções e os patrocinadores nos próprios perfis, além, é claro, de chamar a atenção para o lançamento de Facim Facim.

 

Os resultados

Cerca de 650 pessoas abordadas nos bares. A Alô! fez cobertura diária de fotos, com postagens no site e nas redes sociais — média de seis stories por dia. O alcance orgânico foi de 600 contas. No pocket show, 300 pessoas foram impactadas.

 

A promoção no Facebook da Alô! alcançou 12.123 pessoas. O envolvimento ativo englobou 1.520 pessoas e 261 comentários. No Instagram @radioalojf, os números foram: 5.800 contas e 580 comentários.

 

Em relação ao pocket show, mais de 3.500 pessoas foram impactadas no Facebook e 845, no Instagram.

 

As 72 inserções na rádio chegaram ao ouvido de 2.125.272 pessoas. Somente o flash (ao vivo) com o pocket impactou 17 mil ouvintes.

 

Para finalizar, vamos conhecer a opinião de um dos integrantes da dupla sertaneja. Será que conseguimos alcançar as expectativas deles? “A ação foi muito produtiva e completa. O feedback que recebemos nas ruas foi muito legal. Conseguimos fortalecer a marca de um jeito diferente, para atrair pessoas de uma maneira que foge ao que todo mundo faz. O conjunto de ações permitiu o êxito, mas o planejamento completo foi o diferencial. A divulgação de rua nos bares gerou resultados expressivos”, diz Christiano.

 

 

 

 

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