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Prêmio Spotlight de Criatividade

O Prêmio Spotlight de Criatividade é uma iniciativa do Grupo Libertempo. A ideia, além de movimentar o mercado, valoriza as criações de spots de rádio que mais se destacam.  E, como resultado, reconhece os profissionais e estudantes da área.

 

Assim, colocamos sob os holofotes a criatividade das produções que foram veiculadas nas frequências das rádios Alô e Cidade, em Juiz de Fora-MG, e Jovem Pan e 107, em Três Rios-RJ.

 

A ação

O Grupo Libertempo, para abrir o período de envio dos spots para concorrer ao prêmio, produziu um presente. Depois, esse brinde foi entregue às agências e aos parceiros das cidades de Juiz de Fora e Três Rios.

 

O que mais combina com produções criativas? Bom, nada como lápis e papel para que nenhuma boa ideia se perca. Foi assim que a premiação começou a se concretizar.

 

Os resultados

A primeira edição do Prêmio Spotlight de Criatividade foi um sucesso! Ao todo, 38 inscritos tiveram suas produções avaliadas. O júri da premiação, nesse lançamento, foi o Clube de Criação do Rio de Janeiro – CCRJ, uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1975 por publicitários da área de criação para valorizar e preservar a criatividade da propaganda brasileira.

O reconhecimento foi dividido em quatro categorias. São elas: Mercado, Varejo, Campanha e Estudante.

 

Os vencedores

Categoria Mercado:

OURO para a agência República pelo spot “A vida pede“.

PRATA para a agência Trópico pelo spot “A saga do açaí“.

BRONZE para a agência República pelo spot “Mandamentos do happy hour“.

 

Categoria Varejo:

OURO para a agência Kojio pelo spot “Natal Inesquecível“.

*Não foram concedidos PRATA e BRONZE na categoria Varejo.

 

Categoria Campanha:

BRONZE para a agência República pelo spot “Chapinha

* Não foram concedidos OURO e PRATA na categoria campanha.

 

Categoria Estudante:

OURO para Matheus Leite, do CES, pelo spot “Lobo Mau“.

PRATA para Amanda Gallo, do CES, pelo spot “Desatenção“.

BRONZE para Arthur Barreto, do CES, pelo spot “Pai de Santo“.

 

Conhecendo melhor os participantes:

Categoria Voto Popular – Estudante:

Amanda Gallo Manera

Aluna do CES, com o spot “Desatenção”

 

“No CES, o professor Frederico Belcavello sugeriu, em sala, que os alunos participassem do Spotlight. Eu cursava, na época, uma matéria de rádio e decidi me inscrever por conta da experiência em si e pelo gostinho desafiador que todo concurso tem. Tive um insight durante a aula do Fred logo após ele sugerir o tema “Voto Consciente”. Comecei a escrever, apresentei para o restante do grupo e todo mundo curtiu a ideia!

 

Lembro-me de estar lendo “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle, e estar muito engajada em temas como o que abordei no spot: consciência e atenção nas pequenas coisas do dia a dia. E percebi que grandes problemas no mundo poderiam ser evitados se as pessoas refletissem com empatia e sentissem o momento ‘agora’. Ligar a ideia à temática foi perfeito.

 

O Prêmio Spotlight conecta pessoas, explora nossa criatividade e nos torna mais humanos. Afinal, produzimos para outras pessoas e fazemos parte desse conjunto. Vencer na categoria Popular foi tão incrível como garantir o segundo lugar no Técnico. Primeiro, porque confirmei que o coletivo tem muito poder, se unido. Em segundo, por ter sido escolhida, no meio de tanta gente boa, por verdadeiros mestres da área.”

 

Categoria Mercado

Marcos Villasboas

República Comunicação, com o spot “A vida pede”

 

“A República participou da concepção do prêmio junto ao Grupo Libertempo. O nome, inclusive, foi criado por mim, e a marca por um de nossos diretores de arte. Aqui, acreditamos que prêmios são balizadores da nossa criatividade. Assim, apontam se estamos no caminho certo quando o assunto é criação publicitária. Além disso, um prêmio é um estímulo para o mercado, para a agência e seus profissionais. Impulsiona positivamente a qualidade dos trabalhos, tornando-se um grande reconhecimento e projetando o nome de todos os envolvidos.

 

Outro ponto fundamental é que criatividade sem pertinência não vale nada. Temos que gerar resultado. Isso alcançamos para o cliente. Consequência desse pensamento foram três spots premiados! No processo, tudo vira inspiração e referência. Ter a mente aberta para receber o máximo de informação possível para criar associações inéditas é um bom processo criativo. E tudo começa sabendo exatamente o que se quer dizer daquele produto/cliente. Definir ‘o que dizer’ é o primeiro passo para um trabalho consistente. Depois, desenvolver o ‘como dizer’ com o máximo de criatividade, pertinência e ineditismo completa o desenvolvimento criativo.

 

Com a premiação, de imediato, o cliente passa a confiar mais nas ideias que apresentamos. Alguns outros começam a pedir ‘também quero ganhar prêmio’. Como disse anteriormente, entramos num círculo virtuoso. Boas ideias geram prêmios, que exigem outras boas ideias, que vão gerar mais prêmios. Já estamos ansiosos para o próximo!”

 

 

Categoria Varejo:

Kadu Campos

Agência Kojio, com o spot “Natal Inesquecível”

 

“Conheci o Prêmio Spotlight através dos e-mails do Grupo Libertempo sobre a premiação. Na Kojio, não gostamos de nos inscrever apenas por inscrever e, acreditando na relevância da ação, decidimos participar com o spot ‘Natal Inesquecível’, que tinha uma pitada de humor e uma voz diferenciada.

 

Vencer o prêmio foi excelente! Não esperávamos. Em Juiz de Fora, existem agências muito competentes e não sabíamos qual era o nível das inscrições. Ter recebido o prêmio, ainda por cima Ouro, premiação máxima possível, deixou todos na agência extremamente felizes.

 

Para mim, premiações assim são estimulantes, devem acontecer sempre e sempre terão meu apoio no que precisar. Além do reconhecimento do trabalho para os vencedores, todos têm acesso às peças de outras agências, o que é enriquecedor para o mercado. Sem contar o fato da categoria Estudante, que também estimula e revela novos talentos.

 

Com o spot vencedor, obtivemos o resultado esperado para o nosso cliente. O conteúdo era sobre o sorteio de um apartamento e, nele, conseguimos milhares de participantes. Dentro da temática do Natal, com listas de presentes e a surpresa da inclusão de um apartamento novinho, usamos as peças já criadas para o concurso como inspiração.”

 

 

Categoria Voto Popular – Profissional:

Vinicius Zaghetto

Trópico Propaganda, com o spot “A saga do açaí”.

 

“A Trópico conheceu o Prêmio Spotlight através das ações de relacionamento do Grupo junto à agência. Participar de qualquer prêmio é importante, afinal, ajuda a balizar o trabalho e proporciona uma visão geral do que tem sido feito. Prêmios são importantes para a criação, como reconhecimento ou como aprendizado, além de ser importante diferencial para o business da empresa junto aos seus clientes e ao mercado.

 

Ser escolhido na premiação foi excelente. O gosto de subir ao palco e ser reconhecido por um trabalho é sempre especial. Ainda mais se levarmos em conta que recebemos, além do troféu do júri especializado, o único prêmio de Voto Popular da primeira edição. Isso é muito gratificante!

 

O spot vencedor, para um período de inauguração de uma loja, obteve o resultado esperado. E, sobre o processo criativo, posso dizer que é muito interessante, pois cada job tem uma história diferente. Apesar de utilizar as técnicas que desenvolvemos desde a faculdade ou durante nossa trajetória no mercado, há caminhos que só são apontados no briefing (esses geralmente são determinantes para o resultado da campanha) e há caminhos que surgem no decorrer do processo criativo.

 

Nesse caso específico, o próprio briefing e as condições apontaram a direção: açaí + praia + conceito usado pelo cliente = solução. Juiz de Fora é, na brincadeira que sempre fazemos aqui, o ‘litoral’ de Minas Gerais. O fruto sempre foi ligado ao estilo de vida praiano, saudável e divertido. A resposta estava na pergunta. Foi só responder de forma criativa.

 

A ação, tão importante quanto ganhar, promove aprendizado. Os troféus que a agência ganhou em 15 anos de atuação são apenas a materialização de um trabalho criativo consistente e da busca por soluções de comunicação. Há uma história não revelada em OURO, PRATA ou BRONZE: é a história do que se aprende com esse processo todo.”